Catapult Digital Distribution

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Salmão


Das minhas variadas interacções sociais um dos temas que costuma surgir com alguma frequência na pseudo guerra dos sexos é o tema das cores. Por um lado temos as mulheres que têm uma palete de cores aos milhões, estando quase que no advento da alta definição e afins tendo presente cores que fazem lembrar uma experiência alucinogénica de LSD. Por outro lado, muitos dizem que um homem é másculo se ainda estiver nos tempos do Spectrum, isto é, a 16 cores. Agora poderia fazer uma pequena pausa para falar desses jogos dos anos 80, mas isso fica para outra altura. O que daqui resulta é que enquanto as mulheres sabem da existência de estranhas cores como caqui, turquesa, pérola, azul bebé, verde tropa... bem, a lista certamente continuaria, mas acho que passei a ideia. Já os homens, normalmente ficam-se pelo azul, vermelho, branco, castanho e pouco mais. Qual daltónico numa loja de tintas.
Podia encontrar vários motivos para esta curiosa situação, mas diria que o mais depressa me surge como explicação é que temos as mulheres mais preocupadas com o pormenor e como tal, por exemplo, dentro dos azuis há muitos diferentes cada um para a sua ocasião, já do outro lado da barricada, os homens serão mais pragmáticos e um azul é azul e siga a marinha, mesmo que um seja mais claro ou mais escuro. Ao menos já se utilizam alguns adjectivos que auxiliam a especificar mais cores, como o escuro, claro ou esbatido (esta última já está a roçar fronteiras perigosas).
Independentemente das causas ou consequências deste fenómeno queria salientar uma cor que parece estar no limbo, o salmão, parece que é uma cor que é das poucas que os homens podem reconhecer e usá-la não pondo (muito) em causa a sua orientação sexual. Curioso como uma cor (cor-de-rosa) que é tradicionalmente ligada ao feminino, com uma pequena variação, pode ser mais usável pela população em geral. Se calhar é mesmo por causa do peixe, que diga-se de passagem é bom...

Um comentário:

susana disse...

digas o que disseres aquela camisa é cor de rosa.... nao arranjes desculpas...