Catapult Digital Distribution

sábado, 18 de abril de 2009

Museu Serralves


Este Sábado e antevendo um fim-de-semana distinto da normalidade, fui (graças à EDP) ao museu de Serralves visitar umas exposições de arte contemporânea. Algumas até tinham uns aspectos interessantes, no entanto outras mostras deixaram-me a pensar o que seria aquilo, é claro que o que uns gostam outros desgostam. Além disso ainda tivemos tempo para passear pelos jardins, que estando sempre bem tratados dão muito gosto em visitar.
Para quem quiser saber aqui ficam algumas indicações das exposições:

Guy Tillim, "Avenue Patrice Lumumba"
27 Mar a 17 Mai 2009 - Museu Serralves

São muitas as ruas da África Central com o nome do político que se bateu pela independência do Congo, Patrice Lumumba, assassinado em 1961 com o auxílio da CIA. A obra de Guy Tillim consiste em cerca de 60 fotografias de grande formato de edifícios da arquitectura modernista de países como o Congo, Angola, Moçambique, o Benim e Madagáscar, que as potências colonialistas ergueram pouco antes da libertação desses países. A sua obra aborda o fracasso das utopias de antigos dirigentes e as dificuldades enfrentadas pelos povos africanos no seu esforço para encontrarem um lugar próprio. Em Serralves, estas fotografias convidam o público português a confrontar-se com o seu próprio passado colonial.
Comissariado: Ulrich Loock
Produção: Fundação de Serralves

Bethan Huws "Fountain"
14 Mar a 17 Mai 2009 - Museu Serralves

A obra de Bethan Huws (nascida em 1961 em Bangor, País de Gales, RU) está associada a movimentos artísticos como o minimalismo e a arte conceptual, abrindo ao mesmo tempo um novo precedente artístico que lhe pertence por inteiro. As obras da artista são fundamentalmente escultóricas: criam lugares físicos concebidos como espaços de memória e reflexão. A infância que Huws passou numa quinta no País de Gales constitui uma importante linha de orientação do seu trabalho; a outra é um profundo questionamento da origem da arte, que a levou a um processo, actualmente em curso, de análise da linguagem e da obra de Marcel Duchamp. A exposição “Fountain” inclui uma peça de chão de grandes dimensões relacionada com as propriedades do espaço da exposição, obras textuais, ready-mades, objectos relacionados com a linguagem, filmes, aguarelas, etc.
Comissariado: Ulrich Loock
Produção: Fundação de Serralves

Raoul De Keyser "Aguarelas"
14 Mar a 03 Mai 2009 - Museu Serralves

Raoul De Keyser (nascido em 1930 em Deinze, Bélgica) é um artista que, na sua longa carreira de pintor, criou uma obra altamente considerada e bastante independente dos movimentos e das abordagens da época, muito embora o seu trabalho tenha sempre mantido contacto com os mais significativos acontecimentos na pintura do pós-guerra, nomeadamente no campo da abstracção. Depois de ter apresentado uma exposição bastante completa das pinturas de Raoul De Keyser em 2005, Serralves exibe agora um conjunto de 60 aguarelas recentes. Estas obras, de pequeno formato e grande sensibilidade, são praticamente desconhecidas até dos conhecedores do trabalho de De Keyser, pois nunca foram expostas.
Comissariado: Ulrich Loock
Produção: Fundação de Serralves em colaboração com The Douglas Hyde Gallery, Dublin

Um comentário:

xana disse...

O museu de serralves é daquelas coisas que axo "mt à frente". cada vez que la vou, mais gosto de la ir...

beijinhos