Catapult Digital Distribution

domingo, 14 de setembro de 2008

Vendas Novas e Monsaraz

Esta semana marcou o início de um período descansado, mais precisamente duas semanas de férias. A primeira está a ser merecidamente dedicada a um passeio com a família, sendo que ano temos uma novidade, a minha cunhadia faz-nos companhia na viagem. O destino no nosso passeio é uma região que não é muito frequente visitar, zona de vinho e extensas planícies, o Alentejo é o nosso destino. Como a nossa primeira etapa ainda era algo extensa, algo vagamente denunciado pelos 400km que nos esperavam, decidimos fazer uma outra paragem, a qual também não faziamos faz algum tempo. Paramos em Souzelas, pela região de Coimbra, e comemos um suculento leitão (sim, já sei que nem todos apreciam o diminuto porco). Saciados, mas aliviados, rumamos para terras mouriscas e chegamos a Vendas Novas. Esta terra, apesar de singela tinha uma Albergaria bem acolhedora, de seu nome Acez que tinha só um pequeno problema, os nossos quartos eram no último andar, com nuances de sótão, e a banheira tinha um pequeno problema, o tecto inclinado que me impedia de tomar um banho na vertical.
Passados estes problemas técnicos, visitamos o museu de artilharia, algo que era mesmo ao lado da albergaria. Mesmo assim, não tinhamos assim tanto para fazer e dado que tinhamos mais destinos para visitar, no dia seguinte, voltamos à estrada.

É claro que as nossas viagens raramente são de poiso, mas sim de passagem. Como tal pegamos no carro e fomos visitar uma das mais conhecidas praças do país, a praça do Giraldo. Em Évora visitamos ainda o Templo de Diana e a Capela dos ossos (a qual tem uma elevada densidade populacional). Algo que me afectou foi algo que frequentemente falamos dos alentejanos, aquela moleza pós almoço, empolada pelos 32ºC que se faziam sentir quase que me puseram a falar com pronúncia local e me depravaram de qualquer energia que me pudesse por a mexer a mais de 3km/h. Visita feita rumamos para a próxima paragem, que é Monsaraz, assim chegados ao destino, instalamo-nos e passeamos por esta aldeia com vistas para o Alqueva.
Mas para amanhã vamos ver o que mais temos para conhecer, porque agora o cansaço instala-se e diria que é altura para dormir.

Nenhum comentário: