Catapult Digital Distribution

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Tunísia 5 - sumário

Após olhar para a minha viagem com a Susana posso tirar algumas conclusões da Tunísia, para começar a companhia foi boa, mas raras são as férias em que a companhia não o é. Felizmente os mais próximos que vão comigo nestas ocasiões são gente de bem e merecem o meu apreço.
Mas retomando o tema da Tunísia, esta penso que é uma fruta bem verde no que toca ao turismo. Não há dúvida que tem um clima muito interessante, facilmente conseguimos bom tempo durante grande parte do ano. Além disso as praias são fartas dados os 1600km de costa e as paisagens e atracções turísticas são diversas e podem agradar a vários gostos.
O que torna, na minha opinião, este destino mais inóspito é de longe as pessoas. Primeiro não temos com frequência um sorriso a recebermos, parece que o turista é visto de muitas maneiras mas como alguém que colabora com o tunisino não é de certeza. É fácil de sentir que nos estão a olhar com desdém, cara de poucos amigos ou de outros modos depreciativos. Não é como temos em Portugal ou como em outros países como o Brasil ou México, nos quais há um bom acolhimento e é fácil de nos sentirmos em casa.
Relativamente às pessoas é também muito desagradável estarem sempre a pedirem-nos dinheiro, isto é, para sermos minimamente bem tratados temos que dar um dinar aqui dinar ali. Parece que ninguém é capaz de ter algum brio no seu trabalho se não se acenar com alguma remuneração. Isto é algo que se torna chato, principalmente porque nem sempre andávamos com dinheiro (tudo incluído para que te queremos?) e nessas alturas víamos claramente que havia os clientes de segunda e os de primeira.
Para mim é de longe o pior aspecto da Tunísia e que faz com que não volte a este país salvo algum evento que não consigo prever. Penso que tenho muitos outros destinos que me tratarão melhor e sem tantas chatices.
Mas como disse este é o pior ponto, algo que acho que podem melhorar são outros pontos, uns mais de fundo e outros nem tanto. Temos por um lado os caixotes de lixo. Sim, algo tão simples como um caixote de lixo era muito difícil de encontram, mesmo no aeroporto não se avistavam recipientes. O resultado era aparentemente simples. Quando fizemos os 1200km pela Tunísia era mais que frequente ver em todo o lado, desde campos agrícolas às terras e aldeias lixo por todo o lado, algo bem feio de se ver.
O terceiro ponto que também desgostei foram as casas, a grande parte das terras pelas quais passamos tinha casas sempre meio construídas, o que não se sabia era em que situações era por falta de dinheiro que estas não estavam acabadas e quando era devido a conflitos. A visão que tínhamos era de um país de ruínas e projectos inacabados com aspecto tudo menos bom.
Apesar de tudo foram umas férias boas, mas não óptimas como esperava, por isso já sabem, se quiserem ir à Tunísia, pensem primeiro noutros destinos.

Nenhum comentário: