Este fim-de-semana fui com os fados para um período algo intensivo. Deslocamo-nos à pitoresca e vistosa terra de Boticas para alegrar os participantes de um congresso de antropologia que decorreu por lá. Apesar de estar fresco do retorno da Tunísia, e não no meu pico de forma física não podia dizer que não. Metemo-nos então num carro, mais precisamente a carrinha do Miguel que serviu para os singelos 5 elementos, e fizemos os quilómetros que tínhamos até Boticas. Já em Boticas fomos muito bem recebidos. Demos umas pequenas voltas para ver o belo da terra, a qual tem sofrido bastantes obras de recuperação, sendo um possível destino para um fim-de-semana de descanso, no entanto isso são outros assuntos. Fomos depois a uma casa de turismo de habitação supostamente para nos encontrarmos com mais uns elementos da organização mas como não estava ficamos apenas a lanchar e cantar uns fados. A hora de jantar aproximou-se e fomos para a “Taberna do Ti João” que foi o local da nossa primeira actuação. É um restaurante castiço e com um aspecto peculiar e uma comida saborosa. Além disso os vinhos da região ajudaram a acompanhar os pratos. Passando no entanto ao assunto da nossa deslocação tivemos a nossa actuação, particularmente apreciada dada a grande concentração de académicos que pelo aspecto recordaram com apreço os dias de estudante. Depois dos comeres e dos cantares rumamos para Montalegre para o local da dormida. Este serviu bem o propósito e, apesar de uma tertúlia algo longa mas muito enriquecedora lá descansamos. No dia seguinte, já mais descansados fomos ainda ver o castelo de Montalegre antes do almoço em Boticas, após o qual iríamos mais uma vez actuar fechando assim a conferência com um bocado da nossa cultura. Não tardou muito iniciarmos a viagem de retorno já que à noite tínhamos mais uma actuação. Desta feita a serenata do caloiro de Enfermagem, descansamos um pouco, jantamos e actuamos. Felizmente tudo correu bem e depois de um fim-de-semana intenso não estou com muita vontade de retomar o trabalho, mais ainda depois deste período alargado de férias. Mas é o país que temos! :) PS - Pelos vistos os cantares foram apreciados. Vejam | |
domingo, 28 de setembro de 2008
Fados em Boticas
Marcadores:
fados
sexta-feira, 26 de setembro de 2008
Tunísia 5 - sumário
Marcadores:
férias
quinta-feira, 25 de setembro de 2008
Tunísia 4
Marcadores:
férias
quarta-feira, 24 de setembro de 2008
Tunísia 3
Marcadores:
férias
terça-feira, 23 de setembro de 2008
Tunísia 2
Marcadores:
férias
sábado, 20 de setembro de 2008
Tunísia 1
Marcadores:
férias
quarta-feira, 17 de setembro de 2008
Marvão
segunda-feira, 15 de setembro de 2008
Alqueva
domingo, 14 de setembro de 2008
Vendas Novas e Monsaraz
quarta-feira, 10 de setembro de 2008
Bacalhau à Brás
Muitos dizem que a cozinha portuguesa é uma das mais ricas, e dada a minha experiência e algum conhecimento de causa, vejo-me forçado a concordar. Da imensidão de pratos, sobremesas e afins que a nossa cultura criou, achei por bem salientar um prato que hoje fez parte do cardápio, Bacalhau à Brás.
Certamente é um prato apreciado por muitos, e caso se ouse tentar em fazer em casa, ficam aqui algumas dicas.
Ingredientes:
Para 4 pessoas
* 400 g de bacalhau ;
* 3 colheres de sopa de azeite ;
* 500 g de batatas ;
* 6 ovos ;
* 3 cebolas ;
* 1 dente de alho ;
* salsa ;
* sal ;
* pimenta ;
* óleo ;
* azeitonas pretas
Confecção:
Demolha-se o bacalhau como habitualmente, retira-se-lhe a pele e as espinhas e desfia-se com as mãos.
Cortam-se as batatas em palha e as cebolas em rodelas finíssimas. Pica-se o alho.
Fritam-se as batatas em óleo bem quente só até alourarem ligeiramente. Escorrem-se sobre papel absorvente.
Entretanto, leva-se ao lume um tacho, de fundo espesso, com o azeite, a cebola e o alho e deixa-se refogar lentamente até cozer a cebola. Junta-se, nesta altura, o bacalhau desfiado e mexe-se com uma colher de madeira para que o bacalhau fique bem impregnado de gordura.
Juntam-se as batatas ao bacalhau e com o tacho sobre o lume deitam-se os ovos ligeiramente batidos e temperados com sal e pimenta.
Mexe-se com um garfo, e logo que os ovos estejam em creme, mas cozidos, retira-se imediatamente o tacho do lume e deita-se o bacalhau num prato ou travessa.
Polvilha-se com salsa picada e serve-se bem quente, acompanhado com azeitonas pretas.
Marcadores:
gastronomia
sexta-feira, 5 de setembro de 2008
Hellboy 2
Ontem foi dia para ir ao cinema, mais precisamente para ver o Hellboy 2. Esta figura do universo DC nunca foi uma que seguisse muito no entanto o glamour de hollywood tratou de voltar a pegar nesta personagem.
O filme em si está agradável, mas no entanto não se pode dizer que seja uma das obras-primas da sétima arte. A história tem alguns pontos que podem ficar mais claros para quem tenha visto o primeiro filme, mas não é algo obrigatório. Ficam ainda nuances para um terceiro (ou mais) filme que talvez apareca num futuro mais ou menos próximo.
No entanto, e depois de recentemente ter visto o Wall-e, se tiverem de escolher, vão ver o Wall-e.
Marcadores:
cinema
segunda-feira, 1 de setembro de 2008
Retorno a casa
Como sempre não tardou até a nossa viagem acabar, depois de uma semana algo intensa e nada ortodoxa cá me vi de novo no nosso Portugal. Posso dizer que foi uma semana extremamente interessante mas que, se não tivessemos tido aqueles problemas com a polícia, tinha-me sentido muito melhor.
Por outro lado são também as más experiências que nos dão novas perpectivas e modos de olhar para o mundo, por isso até se pode dizer que há sempre algo positivo em tido que fazemos.
No regresso a casa fica o reconforto da família, da menina, os amigos (que pelo aspecto só nos juntamos no final da semana, mas devia ser antes), e por outro lado as coisas que as vezes são menos positivas, como o trabalho e os prazos para ontem.
Mesmo assim daqui a duas semanas vou ter um período de férias mais alargado, upa!
Assinar:
Postagens (Atom)