Catapult Digital Distribution

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Integração EDP - turma 2009

O dia de quarta-feira foi bem recheado. Começou com um despertar precoce, tudo para ir para o centro de despacho da EDP no Porto. Lá, com outras pessoas que entraram em 2009 iniciávamos uma viagem que visava acolher a “turma de 2009”. O dia tinha um plano audaz, a começar por uma viagem à barragem de Castelo de Bode.
A barragem, sempre impressionante como é característico destas estruturas, estava lá à nossa espera. Entrar nas entranhas de uma fábrica de electricidade destas foi algo inédito para mim e foi interessante perceber exactamente como funciona este processo de energia hídrica. Saliento a parte onde os veios estão, cujo barulho é bem elevado, sendo que agradeci os “cotonetes amarelos” que nos deram. Finda a visita e como a fome era alguma fomos almoçar mesmo ali ao pé. Sempre com o tempo contado pois o dia ainda prometia ser longo.
Saciados, entramos nas camionetas e rumamos para sul, mais ainda. Fomos para o Ribatejo para ver a central termoeléctrica. As quais vão sendo precisas, pois as energias renováveis não são propriamente constantes e todos nós queremos usar a televisão seja a que hora for.
A central era bem semelhante à de Lares, a qual visitei recentemente. Sendo no entanto uma central mais antiga (por pouco tempo) e um pouco menos eficiente em relação à da Figueira da Foz. Algo que não pude ver em Lares foi as torres de arrefecimento. Chaminés imponentes que servem para causar a condensação da água usada no ciclo combinado.
Finalmente rumamos a Lisboa para visitar o nosso último destino, o museu da electricidade, que para quem não sabe é uma central a carvão recuperada para museu.
Por fim tivemos um cocktail seguido de um jantar com a representação da CA, pena o António Mexia não ter ido porque teve de se ausentar do país, fica para a próxima!

Nenhum comentário: