Catapult Digital Distribution

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Âncora


Terminando a minha lista de personalidades presentes nas reuniões resta-me um último tipo de entidade. Sobre esta estive com algumas dúvidas de como a chamar e surgiu-me a ideia de velho do Restelo, mas fiquei-me pelo título de âncora. Obviamente o velho do Restelo cairia muito bem nesta descrição, mas acho que para melhor perceberem a história teriam de ler os Lusíadas, e como tal, refugiei-me na imagem mais familiar e fiquei-me pela âncora.
Falando desta, e tal como muitos terão conhecimento uma âncora é aquela peça que é utilizada para manter um navio ou barco num local fixo, evitando que este siga com a maré ou que navegue, pelo menos facilmente.
De igual modo a âncora tem esta “função” numa reunião, principalmente naquelas em que se discutem coisas novas. A âncora é aquela pessoa que frequentemente diz que algo é muito difícil, que não pode ser assim, e que é melhor estar-se como se está. Se fosse por esta pessoa ainda estávamos numa caverna com a nossa grande descoberta, o fogo. E se por um lado podem lembrar-se de problemas que podem realmente ser impeditivos de alguma situação, o mais normal é estarem só a puxarem para trás só com a indisponibilidade de aprenderem coisas novas.

Nenhum comentário: