Catapult Digital Distribution

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Sudoku


O homem é um bicho de hábitos e vícios e nisso em nada me distingo dos demais. Entre tantos outros vícios, que talvez deixe para outras núpcias, o jogo Sudoku rapidamente se tornou numa constante no meu dia-a-dia.
O jogo Sudoku surgiu em 1979 pelas mãos de um arquitecto americano, na altura tinha um nome não muito atractivo de “Number Place”. Foi no entanto só em 1986 que começou a ser popular no Japão e ai ganhou o nome “Sudoku”, a partir da característica euforia japonesa em 2005 passou a ser um sucesso internacional. O objectivo é simples, existe uma grelha de 9*9 quadrados, divididos em 9 quadrados de 3*3. Em cada grelha de 3*3 deverá existir o número de 1 a 9, assim como deverá existir o número 1 a 9 em cada linha e em cada coluna. Para resolver este puzzle é necessário o uso da lógica e raciocino. Existem também alguns métodos que podem auxiliar na resolução. Com a massificação do jogo foram também criadas variantes, que basicamente consistem em grelhas de diferentes dimensões.
A ideia por detrás é no mínimo brilhante e dada a infinidade de possibilidades em que os números se podem conjugar, para não falar dos diferentes níveis de dificuldade, temos assim um jogo irrepetível e que, caso alguém se farte da mecânica, dura sem margem para dúvida, uma vida. A mim dá-me um gozo particular, o facto de haver sempre resposta e termos de raciocinar para chegar à resposta. Este processo é algo que acho bastante atractivo. A consequência é que me vejo a jogar sempre que tenho um tempo morto que por um lado não chega para outras coisas mais elaboradas, mas também é demais para olharmos para o que nos rodeia em simples contemplação.
Assim, caso não conheçam, saiam do buraco e experimentem, pode ser que gostem.

Nenhum comentário: