Catapult Digital Distribution

domingo, 25 de maio de 2008

Chipre 4 - Casamento


Upa! Hoje é o grande dia para o George e para a Andri. Pois, também tenho de dizer que estávamos todos muito ansiosos. Tanto tempo a esperar por este dia e aqui está ele. O dia até começou relativamente cedo. Afinal o George estava todo eléctrico e como era compreensível, não queria que os tugas atrasassem a festa. Primeiro tivemos a Sílvia em pânico quando soube que tinha só uma hora para arranjar. Ai ai não pode ser! Assim não consigo! Mas lá tratamos de arranjar as indumentárias, e aqui devo referir que o processo não correu muito bem como esperado. Primeiro tivemos de passar os fatos e afins, e ai é que começou o problema. É que a água no Chipre não abunda, e a que há tem um alto teor de minerais e afins. Conclusão, fiquei com o fato manchado, a Cristina com o vestido às pintas. Bem, resumindo o dia não estava a começar da melhor maneira. Felizmente a mãe da Andri deu a sua preciosa ajuda e conseguiu solucionar o busílis.

Mas depois tivemos 3 grandes momentos. Primeiro fomos para casa do George e tivemos uma recepção. Acabamos de nos vestir e começamos a testemunhar uma das tradições locais. Por cá é o padrinho do noivo e a restante família que o arranjam e preparam a cerimónia. Barbeiam-no, vestem-no e quando está tudo pronto é que vai tudo para a igreja.
Na igreja a cerimónia é bem diferente. Bem, se calhar não tanto. Como são cristãos ortodoxos toda a cerimónia tem outros contornos, mas o resultado é muito semelhante. Acho que tenho de focar o ponto que nestas cerimónias só o padre é que fala e o resto ouve e mais nada.

Uma hora depois estávamos despachados, tiramos umas fotos e fomos para o local do copo de água. Mais uma vez a estratégia é outra. Mal chegam, os noivos abrem o bolo de noivos e bebem de maneira aos convidados poderem logo comer, e depois ficam 2 ou 3 horas num palanque a receber todos os convidados, que felizmente trazem um tributo ao novo casal (em Euros). O conceito é mesmo a comunidade se juntar e ajudar o novo casal a começar uma nova vida. Note-se que foram convidadas 1200 pessoas, mas como era Domingo não foram todas e as que foram nem todas foram comer, por isso só chegaram a comer 670 pessoas, coisa pouca...

Bem aqui pode-se dizer que a noite foi longa. Tivemos para já um lugar de destaque, a nossa mesa era mesmo em frente à dos noivos e se olhassem para a mesa mais a meio da noite já não havia muito espaço, isto porque abundavam os copos e garrafas (tudo cheio claro). Assim foi dançar e cantar a noite toda. Começando pelos “Loucos de Lisboa”, passando pelo “Engenharia” e terminando no hino nacional.
Resumindo foi um dia memorável, e felizmente há vídeos para o provar. Mais uma vez George, muito obrigado pelo convite...que grande festa!

Um comentário:

Ana disse...

Sim, foi um grande dia sem dúvida!
E estamos todos com um ar bastante sóbrio nesta foto :D