Catapult Digital Distribution

terça-feira, 29 de abril de 2008

A recompensa do suor


Apesar de ser algo que já tenho em mente há muito tempo só agora me dei ao trabalho de escrever esta minha opinião. Todos nós por um motivo ou outro suamos, ou porque estamos nervosos, ou porque está calor, ou porque o exercício é muito. Por norma é a reacção do corpo para manter a temperatura correcta. Caso contrário em vez dos 37ºc, a temperatura começaria a aumentar e sabe-se lá o que aconteceria, tal como falha de órgãos e afins.
No entanto não é propriamente da vertente médica que me levou a escrever sobre este assunto. No meu caso muito pessoal posso dizer que apesar de não suar (muito) por estar nervoso, suo consideravelmente quando toca a hora de fazer exercício. Por vezes até penso que é demais, mas vejo o suor do esforço com muito bons olhos. Para mim fazer exercício e não estar a suar muito e cansado é o mesmo que dizer que o que acabei de fazer foi um esforço perdido. Algo sem grande nexo ou interesse. Se fosse treinar e chegasse ao fim sem suar ou com uma insignificante quantidade de suor não me iria sentir bem.

O suor é a minha recompensa, a maneira do meu corpo me informar que afinal foi um merecido esforço e que este foi reconhecido. Apesar disso tenho de reconhecer que existem alguns problemas com esta minha maneira de ser, em primeiro lugar, o facto de suar bastante diminui o rendimento muscular, além disso (e como consequência) estou algo mais sujeito a lesões, tipo cãibras. Outro ponto é que o equipamento fica consideravelmente mais pesado e requer mais passagens pela máquina de lavar.
Bem ao menos no final há sempre um merecido banho que também é mais uma recompensa que me dão. A não ser quando não há água quente ou surge algum problema, mas esse assunto fica para segundas núpcias.

Nenhum comentário: