Catapult Digital Distribution

terça-feira, 30 de janeiro de 2007

conduzir / driving

Com o trabalho durante a semana e o descanso ao fim-de-semana não me tem sobrado muito tempo para passar por aqui. No entanto, e dados os acontecimentos de hoje, achei que tinha de vir escrever algo.

Hoje venho para aqui deambular um pouco sobre a condução automóvel. Já vou conduzindo há alguns anos (agora que penso nisso já está a fazer 6 anos) e acho que me vou mexendo muito bem. Sou cuidadoso e decidido e na estrada não me considero um perigo. Ora hoje tive 2 exemplos que me deixam chocado.

Um deles foi o exemplo do condutor espertinho. Estava eu a fazer uma rotunda (a rotunda ao pé do estádio do Bessa quem quiser saber) e como queria sair sinalizei a manobra e comecei a deslocar-me para as faixas de fora (como manda a lei). Ora na entrada imediatamente anterior à saída que ia tomar 2 espertinhos decidiram que iam entrar. Um deles travou a uns centímetros do meu carro e o outro se não fosse a minha travadela ia ficar com um carro bem mais estiloso. A minha questão é que, ainda por cima na cidade que é sempre para arranca, qual o interesse de andar feito condutor de formula 1? Ao fim do dia vamos ganhar 24 segundos é? Por isso não valerá a pena irmos com calma e chegar à mesma hora e não matar ninguém pelo caminho.

O outro exemplo é o verdadeiro oposto. Aquelas pessoas que não têm muita capacidade para a condução. Estava eu a esperar para estacionar o carro e estive a ver 2 mulheres durante 7 minutos a tentar tirar o carro do estacionamento. Após esse tempo lá desistiram e pediram para eu tirar o carro (suponho que seja desespero pedir a um estranho para tirar o carro) mas quando ia a iniciar as manobras o carro que estava a atrapalhar lá saiu e a mulher consegui acabar a manobra. Note-se que enquanto ela estava a tentar tirar o carro por 2 vezes ficou a 3 mm de bater em carros que estavam na proximidade.

Depois destes 2 episódios, e mesmo considerando que eu posso não ser um bom condutor, reafirmei a minha posição que tirar a carta deveria ser algo muito mais complicado do que é hoje. O processo de aprendizagem deveria ser mais rigoroso, deveriam haver testes psicológicos a verificar se as pessoas não se vão tornar “animais” quando estão atrás do volante. E deveria haver um acompanhamento mais próximo ao longo da vida do condutor. Mas tudo num ponto de prevenção e não de correcção.

Mas é possível que esteja para aqui a navegar sem rumo, mas é possível que alguém concorde comigo.

Because of the work during the week and rest during the weekend I haven’t had much time to write here. Even so, and due to the events that occurred today, I think I had to write something.

Today I’ll wonder a little over driving. I drive for some time now (6 years now that I think of it), and I think I kind of manage to do it well. I0m careful and decided and on the road I don’t see myself as a danger to society. Having that in mind today I had 2 examples that chocked me.

One of them is the smarty driver. I was doing a roundabout, going on the inside and I signaled and started going to the outside (as the law demands). Well on the entrance just before the exit I was going to take 2 “smart” drivers decided they had to get in. One of them broke just a few centimeters from me. The second one, wasn’t my swift brake, would be with a more stylish car. My point is, is it worth, specially inside a city always with the start/stop routine, driving as a formula 1 driver? At the end of the day one gains 24 seconds? Wouldn’t it be best to drive calmly, arrive at the destination at the same time and not killing anyone?

The other example was quite the opposite, one about those people without much ability to drive. I was waiting to park and watched 2 women trying for 7 minutes to take their car from were it was parked. After that time they gave up and ask me to take it out (it’s quite the act of desperation asking a stranger to take your car out). Well when I was starting the maneuvers the other car that was making it difficult went away. Nevertheless, the woman was for 2 times 3mm away from bumping into nearby cars.

After these 2 episodes, and having in mind that I’m not a top notch driver, I reaffirmed my position that having a driving license should be a more refined process. There should be psychological tests to see if people wouldn’t become “animals” while driving. Also there should be some type of supervision during the driver lifetime. All in a prevention and not correction point of view.

But it’s possible I’m wondering without a goal, but it’s also possible that someone agrees with me.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sim, de facto as vezes ve-se cada coisa nas estradas que nos faz suar frio...muito frio!!
Ainda ha poucos meses, vi um gajo em plena VCI a ir de marcha atras (sem os 4 piscas assinalados) para virar na saida que ele se eskeceu de virar! Entao em plena faixa de rodagem, à noite, lá ia ele todo contente até à saida, de marcha-atras.! É preciso ser crente!!

Pah..infelizmente ja tive 2 más experiencias. A frio, a culpa foi minha pois numa eu estava pela esquerda...e na outra eu estava na trazeira do gajo!!
Na primeira situação, o estupor da mota ainda viinha muito longe...muito mesmo!! Dava mais do que tempo pa eu passar a 20km! Acontece que ele vinha a dar gas...! quando eu passei, o gajo estatelou-se no meu carro!! Como ele vinha pela direita...lixei-me eu, claro!
Desta ultima vez, foi a situação da aquaplanagem. O primeiro gajo resolveu parar derrepende para estacionar...o que vinha atras fez uma paragem brusca...e eu...ainda a METROS de distancia parei...mas fui deslizar até parar na trazeira dele!!

MAs pronto..segundo a lei a culpada fui eu nas 2 situaçºoes!! nada a fazer, senao aguentar-me à bronca!;)

Pah...acho que sou bastante cuidadosa a conduzir, apesar de às vezes insultar toda a gente e apetecer sair do carro e partir um sinal de transito qualquer na cabeça de alguns condutores! Começo a dar razao à minha mae quando diz:
- vai com cuidado Xana!
- Oh mama, nao te preocupes n ando com velocidd..ja sabes!!
- eu nao me preocupo contigo!!! Preocupo-me é com os anormais que andam nas ruas!!

Até acho que tenho bastt jeito para a conduçao (tambem devo muito aos meus reflexos bem afinados...).
É tudo uma kestao de prática, gosto por conduzir e noçao de segurança para nos e para os outros todos!!
beijinhos
Xana