Passado uns meses de andar com o Samsung Spica já tenho mais algumas opiniões formadas sobre o telefone. Umas boas e outras más.
Começando pelo pior saliento logo a aplicação Samsung Kies, utilizada para ligar o telemóvel com o PC e supostamente passar informação, fazer backups, etc. Saliento aqui o supostamente. É que a aplicação é completamente horrível. Ao arrancar (pelo menos a versão mais recente desta aplicação) aparecem certa de 20 janelas (uma de cada vez) a dizer que o serviço não iniciou correctamente. Como se já não fosse mau, as funcionalidades são péssimas. Para reconhecer o telemóvel é difícil e tentar fazer uma coisa tão simples como um backup de contactos fico sempre pelo caminho. A aplicação começa a copiar mas nunca leva a bom porto o processo.
Depois há duas coisas más no telefone. A mais impeditiva é o botão de ligar/desligar, mesmo com o telefone bloqueado pode-se carregar durante algum tempo neste botão e aparecem 3 opções, entre elas o modo de voo (desliga antenas) ou desligar o telefone. O resultado? O telemóvel dentro do bolso tende a desligar-se volta e meia. O que só ligo quando passado algum tempo o volto a ligar inadvertidamente e ouço o som de arranque.
A outra coisa negativa é a falta de um simples LED a dizer que há, por exemplo, uma SMS pendente de ser lida ou a bateria está a dar as últimas. O que neste último caso pode resultar em passado algum tempo olhamos para o telemóvel e vemos que o mesmo já está desligado há algum tempo.
Mas devo ser justo e neste telefone não há só espinhos. O Android faz maravilhas (no telemóvel é a versão 2.1, a qual deveria ser actualizada para a 2.2, mas pelo que já me apercebi e li em vários sites, a Samsung não prima muito por dar um apoio de qualidade nestes casos). A possibilidade de ter milhares de aplicações, muitas gratuítas, que fazem inúmeras tarefas é uma benesse. Além disso, a funcionalidade em si, isto é, a usabilidade do telefone é muito agradável, ainda para mais se aliarmos uma conta Google que permite, entre outras coisas, sincronizar dados com a nossa conta de mail ou calendário.
Outra vantagem é que o telemóvel é rápido, graças a um bom processador, que faz com que a utilização de GPS seja bem agradável e literalmente em tempo real. Foi uma grande melhoria face ao meu HTC Touch 3g que lutava para actualizar a imagem, mostrando uma provavelmente de 3 em 3 segundos. Já o Samsung actualiza logo a informação (por exemplo 10/15 frames por segundo).
Em suma? Posso dizer que a aplicação de ligação ao PC é péssima e há alguns problemas que seriam facilmente corrigidos via software (com custos bem diminutos para a Samsung), no entanto face ao Android o telefone ganha pontos. Seria no entanto muito positivo a Samsung actualizar o firmware (para o Android 2.2) e no processo corrigir estes pontos que tanto prazer de utilização fazem o aparelho perder.
quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário